Solilóquios (1)

11 out

Leonardo: Porque te abates, ó minha alma, e porque te perturbas dentro de mim?

Alma: Tenho visto a injustiça dos homens que se dizem santos. Percebi que eles dicotomizam a redenção, aplicando-a apenas à alma, excluindo-se completamente do labor social, das questões políticas e civis.

Sim, estou abatida, pois percebo que o sal apenas tempera as catedrais. O que acontece fora delas não importa; não é a jurisdição dos santos. O Eterno é Deus dos crentes, e já não ama o mundo.

Me envergonho da religião e sinto pena dos mártires e reformadores. Me abato e me perturbo porque eles, caso estivessem vivos, pranteariam pelos evangélicos tal como Jesus chorou pela cidade de Jerusalém.

Estou extenuada e triste, porque sou uma voz rouca, um eco sem força a clamar por justiça social, por relevância teológica, por graça, amor e perdão, e a igreja brasileira faz ouvidos de mercador…

Leonardo: Oh, alma minha! Levanta deste teu luto! Ilusão tua crer que a igreja é representada por este povo mudo e covarde. A igreja de Cristo é um corpo e um mistério! [1]. Ela é um projeto soberano de Deus, e seus planos jamais falham. A verdadeira igreja está no mundo militando, mudando o curso das coisas. As vezes é inexpressiva e tem pouca força, mas é atuante e não o negará jamais!

Espera nEle, alma minha… Espera nEle!

***

Notas:

  1. Ef 4.15-16, Ef 5.32

2 Respostas to “Solilóquios (1)”

  1. Levi Bronzeado dos Santos outubro 11, 2009 às 12:41 pm #

    Caro Leonardo

    Serei um frequentador desse recanto.
    Gosto de ouvir os sinceros gemidos da alma, como os que aqui estão expostos.

    Retribuo-te na mesma moeda:

    Amigo!….
    Parceiros somos desta alma inquieta,
    Desta ansiedade, não sabemos a fonte.
    Que, quando queima demais em nosso peito
    Explode então como um vulcão na boca,
    Numa profusão de contidos sentimentos.

    Parabéns e um grande abraço,

    Levi B. Santos

    • Leonardo Gonçalves outubro 12, 2009 às 2:59 pm #

      Car0 Levi Bronzeado,

      Obrigado pela visita e leitura dos meus “solilóquios”. A leitura dos seus textos sobre espiritualidade foi muito inspirativa para mim.

      Um grande abraço,

      Leonardo.

Deixe uma resposta

